Mostrar o rexistro simple do ítem

dc.contributor.authorZiegler, Sandra Sylvia de Santana
dc.contributor.authorPintassilgo, Joaquim
dc.date.accessioned2022-11-18T17:30:18Z
dc.date.available2022-11-18T17:30:18Z
dc.date.issued2022-08-04
dc.identifier.issn2659-9589
dc.identifier.issn1138-5863
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/2183/32081
dc.description.abstract[Abstract] The article examines the origins of a Waldorfian process of appropriation at the Jardim do Monte primary school in Alhandra (Portugal) in the context of the ‘Learning to Learn’ teaching development project initiated in the 1990s. The study uses the concept of appropriation found in Certeau (1998, 2005), Chartier (1992,2002), Leontiev (2004), Ricoeur (1991), and Carvalho and Pintassilgo (2011), and the work of Magalhães (2004) on the history of educational institutions in Portugal. The research is based on a historiographical- educational methodology involving the analysis and interpretation of documents, images and oral testimonies. The school, which comprises pupils from preschool to senior primary level, was founded by a group of public school teachers who met at the ‘Projects Forum’ educational conference in 1991. Adaptations of pedagogical models, such as the Steiner method, tend to include changes, innovations and new experiences that require in-depth analysis and explanationes_ES
dc.description.abstract[Resumen] Desarrollamos reflexiones acerca de la génesis del proceso de Apropiación de la Pedagogía Waldorf en la Escuela Jardim do Monte, Alhandra (Portugal), por medio del proyecto de formación continua Aprender a Aprender (PAA), iniciado en 1990. La investigación recurrió al concepto de Apropiación de Certeau (1998, 2005), Chartier (1992,2002), Leontiev (2004), Ricoeur (1991), Carvalho y Pintassilgo (2011) y, para el estudio de las instituciones educativas, a Magalhães (2004). Se buscó una perspectiva historiográfica educativa, a través del análisis e interpretación de fuentes documentales, iconográficas y testimonios orales. La génesis de esta escuela, del Jardín de Infancia al 2º ciclo de enseñanza básica, se remonta a un grupo de profesoras de escuelas públicas, del 1er ciclo a la enseñanza secundaria, que se conocieron en un Encuentro de Educación, Foro de Proyectos, en 1991. Las reinterpretaciones de modelos pedagógicos, como el steineriano, tienden a materializarse en reelaboraciones, inspirando innovaciones y experiencias que suscitan la necesidad de un estudio y comprensión más profundoses_ES
dc.description.abstract[Resumo] Desenvolvemos reflexões acerca da génese do processo de Apropriação da Pe- dagogia Waldorf na Escola Jardim do Monte, Alhandra (Portugal), por meio do projeto de formação contínua Aprender a Aprender (PAA), iniciado nos 1990. A investigação recorreu ao conceito de Apropriação de Certeau (1998, 2005), Chartier (1992,2002), Leontiev (2004), Ricoeur (1991), Carvalho e Pintassilgo (2011) e, para o estudo das instituições educativas, a Magalhães (2004). Procurou-se uma perspetiva historiográfica educativa, através da análise e interpretação de fontes documentais, iconográficas e testemunhos orais. A génese desta escola, do Jardim de Infância ao 2.º ciclo de ensino básico, remonta a um grupo de professoras de escolas públicas, do 1.º ciclo ao ensino secundário, que se conheceram num Encontro de Educação, Fórum de Projetos, em 1991. As reinterpretações de modelos pedagógicos, como o steineriano, tendem a avançar em reelaborações, inspirando inovações e experiências que suscitam a necessidade de um estudo e compreensão aprofundadoses_ES
dc.description.abstract[Resumo] Desenvolvemos reflexións acerca da xénese do proceso de Apropiación da Pedagoxía Waldorf na Escola Jardim do Monte, Alhandra (Portugal), por medio do proxecto de formación continua Aprender a Aprender (PAA), iniciado en 1990. A investigación recorreu ao concepto de Apropiación de Certeau (1998, 2005), Chartier (1992,2002), Leontiev (2004), Ricoeur (1991), Carvalho e Pintassilgo (2011) e, para o estudo das institucións educativas, a Magalhães (2004). Buscouse unha perspectiva historiográfica educativa, a través da análise e interpretación de fontes documentais, iconográficas e testemuños orais. A xénese desta escola, do Xardín de Infancia ao 2º ciclo de ensino básico, remóntase a un grupo de profesoras de escolas públicas, do 1er ciclo ao ensino secundario, que se coñeceron nun Encontro de Educación, Foro de Proxectos, en 1991. As reinterpretacións de modelos pedagóxicos, como o steineriano, tenden a materializarse en reelaboracións, inspirando innovacións e experiencias que suscitan a necesidade dun estudo e comprensión máis profundoses_ES
dc.language.isopores_ES
dc.publisherUniversidade da Coruña, Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostelaes_ES
dc.relation.urihttps://doi.org/10.17979/srgphe.2022.26.0.9239es_ES
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0es_ES
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licences/by-sa/4.0
dc.subjectApropriaçãoes_ES
dc.subjectGénesees_ES
dc.subjectPedagogia Waldorfes_ES
dc.subjectProjeto Aprender a Aprenderes_ES
dc.subjectEscola Jardim do Montees_ES
dc.subjectApropiaciónes_ES
dc.subjectXénesees_ES
dc.subjectPedagoxía Waldorfes_ES
dc.subjectProxecto Aprender a Aprenderes_ES
dc.subjectAppropriationes_ES
dc.subjectOrigines_ES
dc.subjectWaldorf educationes_ES
dc.subjectLearning to Learn projectes_ES
dc.subjectJardim do Montees_ES
dc.subjectGénesises_ES
dc.subjectPedagogía Waldorfes_ES
dc.subjectProjecto Aprender a Aprenderes_ES
dc.subjectEscuela Jardim do Montees_ES
dc.titleGénese de uma apropriação: o projeto «aprender a aprender» e a escola Waldorf Jardim do Monte, Portugal (1993-2005)es_ES
dc.title.alternativeOrigins of a process of appropriation: the ‘Learning to Learn’ project at the Jardim do Monte Waldorf school in Alhandra, Portugal (1993-2005)es_ES
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlees_ES
dc.rights.accessinfo:eu-repo/semantics/openAccesses_ES
dc.date.updated2022-11-14T17:57:49Z
UDC.journalTitleSarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educaciónes_ES
UDC.volumeVol. 26 (2022)es_ES
UDC.startPage87es_ES
UDC.endPage108es_ES
dc.identifier.doi10.17979/srgphe.2022.26.0.9239


Ficheiros no ítem

Thumbnail

Este ítem aparece na(s) seguinte(s) colección(s)

Mostrar o rexistro simple do ítem