Visões antagônicas sobre o ideário da Liga Internacional pela Educação Nova em dois manuais de História da Educação publicados no Brasil na década de 1930
Use este enlace para citar
http://hdl.handle.net/2183/30120
A non ser que se indique outra cousa, a licenza do ítem descríbese como Atribución-Compartir igual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
Coleccións
Metadatos
Mostrar o rexistro completo do ítemTítulo
Visões antagônicas sobre o ideário da Liga Internacional pela Educação Nova em dois manuais de História da Educação publicados no Brasil na década de 1930Título(s) alternativo(s)
Contrasting Perspectives on the Ideology of the New Education Fellowship in Two History of Education Manuals Published in Brazil in the 1930sVisiones antagónicas sobre el ideario de la Liga Internacional por la Educación Nueva en dos manuales de Historia de la Educación publicados en Brasil en la década de 1930
Autor(es)
Data
2021-07-09Cita bibliográfica
Gatti Júnior, D. (2021). Visões antagônicas sobre o ideário da Liga Internacional pela Educação Nova em dois manuais de História da Educação publicados no Brasil na década de 1930. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 25, 185-208. https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8609
Resumo
[Resumo] Abordamos a forma como experiências e ideias de educadores vinculados à Liga Internacional pela Educação Nova foram tomadas em dois importantes manuais de História da Educação publicados no Brasil na década de 1930. O primeiro, Noções de História da Educação, de Afrânio Peixoto, em 1933; o segundo, Educação. História da Educação. Problemas Actuaes, das Madres Peeters e Cooman, em 1937. Em ambos, sob perspectivas antagônicas, há intensa presença da temática da Educação Nova, o que se vinculava, de um lado, ao esforço de construir uma República democrática, por meio de reformas educacionais e, de outro, à busca da manutenção da relevância católica na sociedade brasileira. Em um ponto, porém, a narrativa de ambos os manuais converge -na objeção, por razões diferentes-, as iniciativas educacionais da Rússia soviética. Conclui-se pela centralidade adquirida pelo movimento internacional da Educação Nova nos debates educacionais brasileiros das primeiras décadas do Século XX. [Abstract] Abordamos a análise de experiencias e ideas de educadores vinculados á Liga Internacional pola Educación Nova que foron tomadas de dous importantes manuais de Historia da Educación publicados en Brasil na década de 1930. O primeiro, Nocións de Historia da Educación, de Afrânio Peixoto, en 1933; o segundo, Educación. Historia da Educación. Problemas Actuais, das Madres Peeters e Cooman, en 1937. En ámbolos dous, baixo perspectivas antagónicas, hai unha intensa presenza da temática da Educación Nova, o que se vinculaba, dun lado, ao esforzo de construír unha República democrática, por medio de reformas educativas e, doutro, á procura do mantemento da relevancia católica na sociedade brasileira. Nun punto, con todo, a narrativa dos dous manuais converxe -na obxección, por razóns diferentes-, coas iniciativas educativas da Rusia soviética. Conclúese destacando a centralidade adquirida polo movemento internacional da Educación Nova nos debates educativos brasileiros das primeiras décadas do Século XX. [Resumen] Abordamos el análisis de experiencias e ideas de educadores vinculados a la Liga Internacional por la Educación Nueva que fueron tomadas de dos importantes manuales de Historia de la Educación publicados en Brasil en la década de 1930. El primero, Nociones de Historia de la Educación, de Afrânio Peixoto, en 1933; el segundo, Educación. Historia de la Educación. Problemas Actuales, de las Madres Peeters y Cooman, en 1937. En ambos, bajo perspectivas antagónicas, hay una intensa presencia de la temática de la Educación Nueva, lo que se vinculaba, de un lado, al esfuerzo de construir una República democrática, por medio de reformas educativas y, de otro, a la búsqueda del mantenimiento de la relevancia católica en la sociedad brasileña. En un punto, sin embargo, la narrativa de ambos manuales converge -en la objeción, por razones diferentes-, con las iniciativas educativas de la Rusia soviética. Se concluye destacando la centralidad adquirida por el movimiento internacional de la Educación Nueva en los debates educativos brasileños de las primeras décadas del Siglo XX.
Palabras chave
Historia
Educación Nueva
Manuales escolares
Liberalismo
Catolicismo
História
Educação Nova
Manuais disciplinares
History
New Education
Manuals
Liberalism
Catholicism
Educación Nueva
Manuales escolares
Liberalismo
Catolicismo
História
Educação Nova
Manuais disciplinares
History
New Education
Manuals
Liberalism
Catholicism
Descrición
Forma parte da sección monográfica deste número da revista: Pegadas e influencias da Ligue Internationale pour L'Education Nouvelle no espazo ibérico e brasileiro (1921-2021)
Versión do editor
Dereitos
Atribución-Compartir igual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
ISSN
2659-9589
1138-5863
1138-5863